Escolha uma Página

Cortinas. Conheça essas dicas e saiba como escolher a sua.

Além de cumprirem o importante papel de equilibrar ou vedar a iluminação natural para se adequar às funções do ambiente, as cortinas servem para dar privacidade, destacar ou esconder a vista da janela, e até diminuir ruídos externos.

Na decoração elas são um importante complemento e deixam os ambientes mais charmosos e sofisticados.

No trilho suíço a cortina corre com mais facilidade, além de permitir uma maior variedade de pregas no tecido, que dão o maior charme. Mas como o aspecto não é dos mais bonitos, o trilho deve ser escondido por um cortineiro, normalmente feito no gesso ainda durante a obra.

A cortina pode correr em trilhos, chamados trilhos suíços, ou em varão.

Os suportes de varão, por sua vez, devem ficar fixos por cima, permitindo que a cortina corra sem problemas. Mas acabamento com ilhoses ou alças passantes são indicadas para modelos pouco utilizados, pois podem emperrar.

As cortinas devem combinar com o estilo adotado para o ambiente, considerando as cores, texturas e formatos, assim como a forma de instalação.

Na hora de escolher o tecido, os fatores físicos são relevantes: quando a incidência do sol é grande ou a vista da janela não agrada, o ideal são tecidos pesados, como sarja, algodão fechado, linha pura e seda rústica, com forro de tergal misto ou blackout.

Se a casa é escura ou possui uma bela vista, podem ser usados tecidos mais leves e transparentes, como voal, chiffon, organdi, seda leve ou gaze de linho, podendo dispensar o uso de forro.

O forro serve para proteger o ambiente e o próprio tecido do sol excessivo. Geralmente, é feito separadamente e corre em trilho ou varão independente, dando a opção de abrir ou fechar quando quiser, mas pode ser costurado à cortina.

Outro fator importante é a questão da praticidade, pois para lavar em casa, os tecidos devem ser leves ou sintéticos, pois os mais pesados pedem lavagem especializada, pois podem encolher.

Em termos de custo, os tecidos sintéticos são mais baratos, mas os naturais costumam ter o caimento mais bonito. Mesmo correndo o risco de sujar mais facilmente, a cortina fica bem mais elegante quando a barra arrasta de 2 a 4cm no chão.

Você já conhece o Rolô Tela Solar?

 

A Rolô Tela Solar, no geral, são elementos de decoração essenciais em projetos de design de interiores. Elas trazem aconchego, proteção à luz solar e intimismo aos mais diversos ambientes, seja residencial ou comercial. As pessoas podem não perceber, mas é a cortina ideal que proporcionará a iluminação adequada, acima de tudo, a proteção solar perfeita para o ambiente, protegendo móveis e tapetes da ação nociva dos raios UV.

 

Conheça essas dicas e saiba com escolher a sua.
Conheça essas dicas e saiba com escolher a sua.

 

As cortinas compõem o ambiente, gerando a claridade que ele necessita com conforto visual e até mesmo térmico, o que resulta em um espaço harmonioso, independente do estilo que se almeja no projeto. Para cada necessidade, há um tipo de produto. Existem modelos que dosam a claridade e mantêm a paisagem à vista, outros impedem a entrada de luz no quarto e no home theater, garantindo um escurinho gostoso para embalar o sono ou animar as sessões de filmes.

Acesse Iara Cortinas e fale conosco sobre nossas opções e modelos de cortinas e papéis de parede.